Trabalho: Uma construção de dignidade

segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Desde a sua criação, o ser humano tem por extinto a prática de adquirir capitais para o consumo e a sobrevivência. Desta forma, o trabalho passou a ser algo necessário e útil na vida do homem. Ao longo do tempo, este foi interpretado de diversas formas, porém, somente no século XX, ele foi considerado como uma condição humana.
Antigamente, a labuta humanitária era vista como algo degradado, uma vez que era praticado por pessoas sem virtudes, em forma de escravidão e violência. Entretanto, em 1888, como a aprovação da Lei Áurea, sem mais delongas, a submissão torna-se ilegal.
Contudo, com a ajuda de fatores como a Expansão marítima comercial européia e a implantação da Consolidação das leis do trabalhador, o homem passa a ter direitos trabalhistas, tais como a remuneração. Todavia, o trabalho torna-se algo fundamental para a globalização mundial.
 Porém, não obstante à legislação, infelizmente, a ilegalidade sob forças humanas ainda existe nos dias atuais, através de exploração sexual, infantil e entre outras, nas quais chamamos de escravidão contemporânea.
Portanto, com o aumento do fluxo de consumo no mundo e a busca por uma boa qualidade de vida, concluímos que a mão-de-obra assalariada tornou-se algo predominante e necessário na sociedade ao longo dos anos, porém, o Brasil necessita de uma abrangência de fiscalização na questão do trabalho escravo, para que só assim, este possa ser literalmente voltado para a construção humana.



Tema Enem 2010: O trabalho na construção humana

0 comentários:

Postar um comentário