Amor pela Terra ♥

segunda-feira, 4 de abril de 2011
Atualmente, o nosso planeta vem sofrendo diversos problemas ambientais, como a poluição, as invasões térmicas, chuvas ácidas, desmatamento, entre outros.
Não obstante as consequências geradas, o homem vem cada vez mais provocando estas degradações ambientais através de suas próprias ações.
O processo de devastação ambiental iniciou-se principalmente no século XX, embora tenha começado durante a Primeira Revolução Industrial. Ao decorrer do tempo, o homem passou a utilizar a natureza de uma forma desordenada e inconsciente.
Consequência disto tudo: Nosso planeta hoje está totalmente poluído e degradado. A poluição está em diversos lugares e em diversas formas. Está no ar, na água, na atmosfera e até mesmo nos solos. A vegetação, a extração de minérios e a agropecuária vem se degradando cada vez mais, tudo isto, resultando em aquecimento global, derretimento de geleiras, tempestades, mudanças climáticas, enfim, uma série de fatores que afetam a sociedade e até mesmo o consumo capitalista.
Diante de todas estas situações, acredito que possamos ainda solucionar os problemas ambientais, seja de forma flexível ou complexa.
Primeiramente devemos encontrar formas sustentáveis de desenvolvimento, para que o mundo não entre em colapso. Acredito que se implantassem um controle nas taxas de natalidade, principalmente nos países desenvolvidos, ocorreria uma melhoria ambiental, pois evitaria o aumento de extração de recursos e diminuiria a oferta de mão-de-obra, favorecendo o crescimento salarial. O contexto de educação também deve ser englobado: formar pessoas conscientes, através de aulas ambientais. Outra maneira seria que existisse o processo de despoluição das águas e tratamento rigoroso dos esgotos. No caso do lixo, é necessário manter a coleta seletiva e a reciclagem sempre.
Além do mais, é necessário a colaboração de cada habitante da Terra, ou seja, cada indivíduo deve fazer a sua parte, colocando suas idéias em prática, ou seja, não deixa-las apenas aqui, e sim, praticar durante o seu dia-dia, independente de raça, sexo ou idade, pois todos nós moramos no Planeta Terra, e ele é a nossa casa!

0 comentários:

Postar um comentário