Rock’n’roll - um estilo de vida.

domingo, 16 de janeiro de 2011
Por Caroline Pollo e Laura Nogueira.

   O rock’n’roll foi dos estilos musicais o mais controversos já criados na história da música. Surgiu em meados da década de 50, nos Estados Unidos, oriundo, primordialmente, do blues e da country music do sul daquele país. Desde seu nascimento, o rock gerou polêmica, seja por causa da simplicidade de suas estruturas musicais, da atitude transgressiva de seus executores ou da pretensa rebeldia que de seus fãs emana. Os primeiros roqueiros, Bill Haley, Chuck Berry, Little Richard e alguns outros, tornaram-se artistas de espetacular sucesso justamente por causa dessas características, o que os fez amados pelos jovens e odiados pelos pais conservadores.

   Com o tempo, porém, o rock foi modificando-se, pulverizou-se numa miríade de sub-estilos (rockabilly, punk, hard rock, heavy metal, etc.) e foi assimilado pela mídia e pela cultura ocidental como um todo, enfim, transformou-se num produto de consumo cuidadosamente articulado para ser lucrativo. Mesmo assim, ainda existe em seu âmago as marcas que o acompanham desde sua concepção: rebeldia, atitude, transgressão, anti-sociabilidade e muito, muito dinheiro envolvido (como ficou provado com o surgimento dos Beatles, Rolling Stones, Slade, The Who, Led Zeppelin, Kiss, Sex Pistols e de todos os grandes nomes do gênero). Definir o que é o rock é impossível em palavras. Para se ter idéia exata do que estão falando, faz-se necessária uma audição cuidadosa de clássicos como Roll Over Beethoven, Help!, Satisfaction, Stairway To Heaven, entre outros.

   Assim, pessoas que ouviam e amavam rock, foram se vestindo conforme seus ídolos, usando roupas mais escuras e piercing, por exemplo. E assim pessoas que se vestiam, ou, vestem, dessa forma e ouvem a mesma musica e as curtem, foram se juntando em grupos onde andavam e conversavam sobre rock, ou se vestiam parecidos. Assim foi denominada a tribo dos Roqueiros.

   Com bases em pesquisas feitas na cidade de Orlândia-SP, na escola E.T.E.C Prof Alcídio de Souza Prado, 33,3%  do sexo masculino com a idade de 18 anos, se consideram da tribo dos roqueiros; do sexo masculino com a idade de 17 anos, 11,11% se consideram roqueiros; entre as meninas com idade de 17 anos, 16,6% se consideram roqueiras; entre os homens de idade 16 anos, 28,5% são roqueiros; entre as meninas de 16 anos, 16,6% , consideram roqueiras.











0 comentários:

Postar um comentário